4 de setembro de 2008

"Seu Sami"


Na exposição “Seu Sami” o artista capixaba Hilal Sami Hilal presta homenagem ao pai, morto quando tinha 12 anos, em obras que abordam a memória, as relações familiares e principalmente a ausência da figura paterna em sua vida. O trabalho é composto por rendas feitas em papel, trapos de tecidos ou metais distribuídos em instalações.




“Seu Sami” é o primeiro trabalho coletivo de Hilal, que teve a colaboração de quatro adolescentes com idades entre 15 e 18 anos do projeto Aprendiz do Museu Vale, no Espírito Santo, durante 12 meses de produção das obras.


Sala do amor, da Ausência e a Sala da dor

Nessas salas temos a sensação de que o espaço é bem mais amplo devido aos espelhos localizados nos lados opostos da mesma. A iluminação é de extrema importância nessa obra pois, é através dela que sentimos a transição e a delimitação do lugar. A sala da ausência é completamente escura e remete o vazio. Nas outras duas o trabalho do artista é focalizado gerando sombras bem definidas que até confudem a visão.
Sherazade
...
A instalação tem a forma de um conjunto de livros ramificados e emendados que formam um grande labirinto onde podemos passar. A exposição ocupa toda sala e a iluminação reflete as folhas gerando uma noção de movimento no decorrer do “caminho”.

Um comentário:

Delighted Scribbler disse...

Me encantaría perderme en un laberinto de libros. Qué imagen tan interesante.