28 de setembro de 2008

F.I.L.E + CREPÚSCULO DOS ÍDOLOS


"Pois o que é liberdade? Ter a vontade da responsabilidade por si próprio. Preservar a distância que nos separa."


F.W. Nietzsche, In: Crepúsculo dos Ídolos, 1888 (Tradução de Paulo César de Souza)

Para o novo trabalho de sketchup, escolhi Jarbas Jacome - (Lanternista Viajante), que está no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica 2008, o FILE, com a obra Crepúsculo dos Ídolos.


° JARBAS JACOME


"Músico guitarrista profissional, visual-jóquei, engenheiro de sistemas do C.E.S.A.R., mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, onde há quatro anos pesquisa sobre computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Em 2007, foi contemplado pelo prêmio Rumos Itaú Cultural Arte -Cibernética Apoio a Pesquisa Acadêmica por seu mestrado que resultou no software livre ViMus, projeto em andamento financiado pelo C.E.S.A.R.".


° FILE


O FILE 2008 Festival Internacional de Linguagem Eletrônica acontece este ano em SP no Centro Cultural Fiesp, de 05 a 31 de agosto.

A programação ocupa a Galeria de Arte, o Teatro e o Mezanino do Centro Cultural, que recebem a exposição, performances e palestras. O FILE, maior festival de arte e tecnologia do Brasil e da América Latina, bem como mundialmente um dos maiores acontecimentos nesta área, há nove anos vem inserindo o país no contexto mundial da arte e tecnologia ou da mídia arte. O FILE é um festival que aninha vários festivais que ocorrem simultaneamente.

Participam desta 9a edição aproximadamente 300 artistas - entre grupos, coletivos e trabalhos individuais - de mais de 30 nacionalidades, com trabalhos em varias áreas da cultura digital.

° CREPÚSCULO DOS ÍDOLOS


"A instalação Crepúsculo dos Ídolos é um ambiente com cinco TVs ligadas em um canal de TV aberta, uma câmera e um microfone à frente delas. Quando o visitante produz algum som próximo ao microfone a imagem das TVs distorce de acordo com a intensidade e o tempo de duração do som produzido pelo visitante. As distorções evoluem seguindo algumas cores do crepúsculo: amarelo, laranja, vermelho, azul. Após passar pela cor azul, a imagem do canal desaparece e em seu lugar aparece a imagem do visitante com um efeito de brilho que também varia de acordo com a intensidade de sua voz. Enquanto o visitante produzir som, sua imagem permanece na TV. Quando houver silêncio as TVs voltam, aos poucos, a exibir a imagem do canal, como antes."

Esta instalação funciona com o software ViMus (sistema de processamento audio-visual de tempo real escrito em C++ e OpenGL).



Nenhum comentário: