3 de setembro de 2008

Panorama...

Zaha Hadid nasceu em Bagdá em 1950, estudou na altamente conceituada Associação Arquitetural em Londres, foi sócia do Escritório de Arquitetura Metropolitana, juntamente com Rem Koolhaas, e ocupou postos de prestígio nas mais conceituadas universidades do mundo, incluindo Harvard, Yale, dentre outras. Muita admirada pela nova geração de arquitetos, grande parte da obra dessa fabulosa arquiteta e matemática é conceitual.

Zaha Hadid foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Pritzker de arquitetura (2004)
°
"Seu trajeto de grande reconhecimento é fruto de um esforço heróico, uma vez que, inexoravelmente, alcançou o rank dos mais prestigiados arquitetos. Clientes, jornalistas, amigos e profissionais ficam fascinados por suas formas e estratégias dinâmicas para alcançar uma aproximação verdadeiramente distintiva à arquitetura e aos seus ajustes. Cada projeto novo é mais audacioso do que o anterior e as fontes de sua originalidade parecem infinitas.”

Os trabalhos artísticos de Hadid (futuristas, surpreendentes e sofisticados) são visíveis na arquitetura, em projetos para exibição, cenários, mobiliário, pinturas e desenhos.

Obras utilizadas no panorama da arquiteta iraquiana Zaha Hadid:
  • Mind Zone - Londres
  • Estação intermodal, Estrasburgo - França
  • Rampa de Esqui Bergisel - Áustria
  • Rosenthal - Centro de Arte Contemporânea - Ohio - EUA

Nenhum comentário: