22 de setembro de 2008

Fonte Inesgotável


A energia liberada pelos movimentos humanos pode transformar-se em eletricidade e alimentar sistemas de iluminação e ventilação.



O conceito, cunhado em inglês, é sugestivo: energy harvest, ou colheita de energia. A técnica consiste em transformar energia cinética dos movimentos das pessoas em eletricidade, por meio de pequenos geradores instalados sob placas no piso. Estes podem ser mecânicos ou baseados em pizoeletricidade - fenômeno no qual cristais liberam energia quando comprimidos.

Desenvolvida em parceria entre a ONG Enviu e o escritório holandês de arquitetura Doll, a pista da boate do Sustainable Dance Club, em Roterdã, é um exemplo de aplicação. No piso, placas de 65 x 65 cm se movimentam verticalmente sob os passos de dança e geram entre 5 e 10 w, dependendo do vigor do movimento.

"A energia alimenta as luzes e o som do local, que ganham potência de acordo com as ações do público, estimulando a geração de mais energia", explica Vera Verkooijen, umas das gerentes do clube. Ainda em escala experimental, sistemas semelhantes são usados nas bilheterias de uma estação de trem no Japão e em uma academia de ginástica em Hong Kong, abastecendo o sistema de ventilação.



O mesmo princípio deve se popularizar em espaços de muita circulação, como shoppings e aeroportos. A aposta para o uso doméstico da tecnologia é inserir geradores em sapatos e roupas para carregar eletroportáteis.

ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO (SETEMBRO/2008)

Nenhum comentário: