9 de agosto de 2008

Espaço e Tecnologia - Made in China

...

No espetáculo de abertura das olimpíadas da China vimos como a tecnologia foi amplamente utilizada, começando pelo estádio onde foi realizado, O Ninho do Pássaro. Os efeitos luminotécnicos foram grandiosos, um incrível pergaminho gigante projetava a história da China com vários efeitos visuais.
O grande aproveitamento dos recursos virtuais até confundia a mente das pesssoas: o que é o real? O espaço também foi muito bem utilizado, houve a exploração das formas geométricas e o ambiente se adequava perfeitamente a cada cenário no desenvolvimento do show.


Entretanto, devemos pensar se essas Olimpíadas foram mesmo feitas em um local adequado, já que a China possui muitos problemas sociais que estão escondidos por trás de tanto crescimento e tecnologia. A China é um país extremamente machista que não respeita os direitos humanos, censura a impressa, cresce a custo de uma mão-de-obra quase escrava e vem poluindo incessantemente o meio ambiente. É certo que a maioria da população chinesa não terá acesso a esse espetáculo grandioso.

Nenhum comentário: