25 de agosto de 2008

Lições de ARQUITETURA

...
A primeira parte do livro Lições de Arquitetura de Herman Hertzberger - Domínio Público - nos traz a idéia do que é o público e o privado mas ao mesmo tempo rompe esse rótulo.
"Uma área de rua com a qual os moradores estão envolvidos, onde marcas individuais são criadas por eles próprios, é apropriada conjuntamente e transformada num espaço comunitário."
A idéia de que cuidamos e geramos um vínculo com o lugar que ajudamos a criar também é bem destacada. Quando a comunidade se sente responsável por um espaço público passa a se relacionar e se identificar com ele o que faz com que cada membro passe a contribuir para manutenção desse local.
As condições de vida passam a ser bem melhores quando as pessoas têm espaços comunitários onde possam conviver e criar relações, onde as crianças possam brincar sem perigo. Para isso o autor mostra diversos conjuntos habitacionais onde a própria rua se transforma nesse espaço de convivência, gerando até restrições quanto ao trânsito de automóveis e priorizando os pedestres.
O dilema é respeitar a privacidade dos moradores e sugerir áreas de convívio mútuo para que as pessoas não se fechem dentro do "privado".

Nenhum comentário: