19 de agosto de 2008

No mundo com Vik Muniz

...
Vik Muniz nasceu em São Paulo em 1961 em uma família de classe média, seu pai era garçom e sua mãe telefonista. Viveu em Pirituba e estudou na Vila Pompéia, na Escola Estadual Zuleika de Barros Martins. Formou em Publicidade pela FAAP e aos 22 anos foi morar nos Estados Unidos, país onde construiu sua carreira e lhe gerou infinitas oportunidades. Aos 40 anos de idade já se tornara um artista conhecido mundialmente, atua como fotógrafo, desenhista, pintor e gravador.
O inusitado no trabalho desse artista se deve ao fato dos materiais por ele utilizados: chocolate, geléia, feijão, balas, caramelo, açucar, bonecos, algodão, terra, arame e até mesmo o que pode ser chamado de lixo. Muniz consegue criar em vários espaços que variam desde um simples prato com macarrão e molho até um painel com mais de 170 metros quadrados feito com chocolate derretido no Centro Empresarial Itaúsa, em São Paulo. Como os materiais usados por ele geralmente são instáveis, ele fotografa sua arte, o que geralmente consiste o fruto de seu trabalho fantástico.

"Muniz é geralmente retratado como um mestre da ilusão, mas ele diz que não está interessado em enganar as pessoas. Em vez disso ele quer que as suas imagens mostrem às pessoas o valor das suas crenças."

Nenhum comentário: