19 de agosto de 2008

Performance na biblioteca da E.A

  • Significado...

A Performance é uma modalidade de artes visuais que, assim como o happening, apresenta ligações com o teatro e, em algumas situações, com a música, poesia, e vídeo.
Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Assim, como geralmente possui um "roteiro" previamente definido, é passível de ser reproduzida fielmente, em outros momentos ou locais.

  • Curiosidades...

Em alguns casos, as performances ligadas à body art se tornaram sensoriais ou até masoquistas. Chris Burden rastejou sobre um piso coberto com cacos de vidro, levou tiros e foi crucificado sobre um automóvel. Rudolf Schwarzkogler morreu em 1969 após ter amputado seu próprio pênis em um ato performático (referência do crítico Robert Hughes, citada no livro Arte Contemporânea, uma História Concisa).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

  • Prontos...

A bilbioteca é um espaço público, devido a isto possui grande fluxo de pessoas (principalmente à tarde). O local se caracteriza por ter uma boa iluminação (lâmpadas frias), janelas grandes (permitindo a circulação do ar), piso de taco de madeira clara, pilares cilíndricos, prateleiras de vários tamanhos preenchidos por livros diversos. No ambiente predominam as cores em tons claros, que geram a sensação de tranquilidade e conforto. Possui também cores contrastantes em algumas paredes e pilares.

Gostei muito dessa espécie de mandala que encontra-se pendurada em uma parede alaranjada na biblioteca, quebra um pouco da uniformidade do espaço.

A biblioteca, com suas regras e normas, acaba por delimitar e restringir o uso e a ocupação por seus usuários.

Pensando nisso, fizemos a performance extrapolando este conceito, usando o espaço de maneiras que normalmente não experimentaríamos dentro desse local, com a liberdade para nos comportarmos de modo único.

Imaginei algum tipo de movimento que representasse uma variação completa de comportamento. Ao bater a cabeça no livro remeto a idéia de loucura e também de subjetividade.

Foram várias tentativas até conseguirmos finalizar a performance

  • Movimentos feitos e refeitos...
  • Lançamento de idéias...

Nenhum comentário: