13 de agosto de 2008

O Universo da Tipografia

...
+ Primeiro explicando:

“A tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa.”
Origem - Wikipédia, a enciclopédia livre


+ Objetivo:

Eleger uma arquitetura “boa” do meu cotidiano e CRIAR a partir de pesquisas referentes ao assunto.

+ Inspiração:

Máximo Soalheiro

"Nasceu em Sardoá, MG, em 1955. Ceramista, escultor e professor. Autodidata, iniciou seu trabalho uma olaria em Betim, MG (1974). Dois anos depois instalou uma cerâmica destinada à produção de tijolos e telhas nesta mesma cidade. Montou ateliê em Belo Horizonte, iniciando sua pesquisa com alta temperatura. A partir de 1981 passou a desenvolver pesquisa de campo em várias regiões de MG."
http://www.comartevirtual.com.br/maxsoalh.htm

O trajeto que Máximo Soalheiro vem percorrendo na pesquisa com cerâmica, cores e pigmentos ganhou elementos novos surgidos da disposição do artista em investigar o universo da tipografia. Foco antigo de interesse, a impressão se firmou, nos últimos anos de trabalho do artista, como campo instigante para buscas e experimentações.

+ Executando:

Escolhi uma arquitetura não muito boa, porém, um tanto diferente e admirável, esse edifício, no qual eu moro (nada mais cotidiano), não foi projetado por um arquiteto e sim por um mestre de obras, o que é muito comum no Brasil. Apesar de não ser “bonito”, assim dizendo, tem o seu valor e almeja muitos olhares curiosos.

+ Aplicação:

Nenhum comentário: